Chegou a sua hora de realizar o seu sonho e tornar-se Juiz Federal.
O edital publicado prevê a seleção de 20 novos magistrados federais, que atuarão como Juízes Substitutos no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que é constituído pelas Seções Judiciárias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O salário inicial é de R$ 32.004,65. As inscrições terão início às 13h. do dia 20 de maio e finalizarão às 14h. do dia 20 de junho de 2022, no site do TRF4. A taxa de inscrição será de R$ 320,00 e as provas serão aplicadas no dia 07 de agosto de 2022.
Cargos e vagas do edital TRF4 Juiz Federal
O edital publicado prevê a seleção de 20 novos magistrados federais, que atuarão como Juízes Substitutos no âmbito da jurisdição do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que é constituído pelas Seções Judiciárias do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O edital prevê a destinação de 5% das vagas para candidatos portadores de deficiência e 20% para cotas raciais – candidatos que se declarem negros e pardos no ato da inscrição; havendo número de cargos vagos superior ao de candidatas e candidatos aprovados, decidirá o Tribunal quais lotações terão prioridade no provimento, observado o disposto no parágrafo único do art. 1º do Regulamento.
Etapas e provas do edital TRF4 Juiz Federal
O concurso contará com uma prova objetiva, uma discursiva, prova prática de sentença e também uma prova oral – essa última em data ainda não estabelecida. Essa seleção se dará da seguinte forma:
Prova objetiva: dia 7 de agosto de 2022, às 8 horas;
Provas escritas:
Prova discursiva: dia 7 de outubro de 2022, às 8 horas;
Prova de prática de Sentença Civil: dia 8 de outubro de 2022, às 8 horas;
Prova de prática de Sentença Penal: dia 9 de outubro de 2022, às 8 horas;
Prova oral e avaliação de títulos: datas serão divulgadas por edital.
Provas Objetivas
A Prova objetiva seletiva será realizada no dia 07 de agosto de 2022, às 8h. Essa etapa será aplicada nas três capitais dos estados abrangidos pelo TRF 4 – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina:
Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS – Prédio 11 – Avenida Ipiranga, 6681 – bairro Partenon;
Curitiba (PR): Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, Bloco 5 – Escola de Direito e Escola de Comunicação e Artes – Rua Imaculada Conceição, 1155 – bairro Prado Velho; e
Florianópolis (SC): Instituto Estadual de Educação – IEE – Avenida Mauro Ramos, 275 – Centro.
A prova objetiva será assim dividida:
BLOCO UM
- Direito Constitucional;
- Direito Previdenciário;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal; e
- Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor.
BLOCO DOIS
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Empresarial; e
- Direito Financeiro e Tributário.
BLOCO TRÊS
- Direito Administrativo;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional Público e Privado;
- Noções gerais de Direito e formação humanística (redação dada Resolução CNJ 423, de 5 de outubro de 2021); e
- Proteção Jurídica Internacional dos Direitos Humanos.
Prova Discursiva
A prova discursiva será realizada em 07 de outubro de 2022.
Prova Oral
A prova oral será realizada exclusivamente em Porto Alegre/RS, no Prédio-Sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Avaliação de Títulos
Após a publicação do resultado da prova oral, a Comissão de Concurso avaliará os títulos dos candidatos aprovados (art. 65 do Regulamento do Concurso).
A comprovação dos títulos será realizada no momento da inscrição definitiva, considerados, para efeito de pontuação, os obtidos até então.